quinta-feira, 19 de junho de 2008

Todos somos líderes, por isso não podemos desistir!

A LIÇÃO DOS GANSOS CANADENSES

Uma maravilhosa lição de vida pode ser obtida dos gansos selvagens canadenses que migram do Hemisfério Norte para o Sul. Como arautos de mudanças, quando partem, é prenúncio de frio. Ao retornarem, é chegado o verão.Guiados pelo sol e pelo campo magnético da Terra, cumprem a rota mais curta e só estabelecem grandes curvas para evitar desertos e oceanos.


Neste longo vôo, a formação do bando é a de um triângulo; ou, a rigor, de um majestoso V, cujo vértice está voltado para a frente. Nesta formação geométrica, cada pássaro da frente cria um vácuo para o de trás, rendendo ao grupo quase o dobro do aproveitamento com o mesmo esforço.


Da mesma forma, quando um conjunto de pessoas compartilha do mesmo objetivo e de forma organizada, é mais leve a tarefa de cada um e os resultados são extraordinários. Ao ganso da frente cabe a tarefa de dar direção ao bando. E, quando cansa, alterna a posição de ponta com outro pássaro. É o líder. Em seu peito, bate mais rajadas do vento forte, os pingos da chuva castigam seus olhos. Mas é ele, o líder, que tem as asas fortalecidas, que melhor vislumbra o horizonte, que melhor contempla as belezas do sol nascente e do sol poente.

Os problemas são como as rajadas de vento que nos fortalecem para enfrentarmos a vida com mais determinação. E Deus nunca nos dá tudo. Mas também não nos priva de tudo. E por maior que sejam as dificuldades, não permite embates maiores que a nossa capacidade de vencê-los.


Os líderes sacrificam muitas vezes a si próprios por uma causa relevante cujo maior prêmio não é o triunfo, mas a imensa satisfação do dever cumprido. E se fracassarmos "resta o conforto de que mais valem as lágrimas de não ter vencido do que a vergonha de não ter lutado".


Quando um dos gansos é ferido ou fica doente,incontinenti, dois deles saem da formação e lhe dão companhia e proteção. É a manifestação da solidariedade em se postar ao lado das pessoas em seus momentos difíceis. Quem não tem amor e amizade em seu coração, sofre da pior doença cardíaca.

Na formação angular, os gansos que vêm atrás grasnam freneticamente para motivar os da frente. Na convivência em grupo, não só é importante a nossa efetiva participação mas também as palavras encorajadoras.

...



Texto do autor: Jacir. J. Venturi

Nenhum comentário: