sexta-feira, 13 de junho de 2008

E ainda há quem comemore, como se o mérito do avanço fosse da rede pública. Será? Vamos aguardar!

Blog do Fábio Campana

Educação registra melhora, mas notas continuam baixas
Quinta-feira, 12 de Junho de 2008 – 20:19 hs

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da educação no país. Divulgado na quarta-feira pelo Ministério da Educação, os índices mais recentes revelam melhora em todas as etapas do ensino entre 2005 e 2007. As notas dos alunos, no entanto, mostram que o ensino brasileiro foi reprovado.
Na escala de 0 a 10, as médias nacionais ficaram abaixo de 5. Os dados são de 2007 e refletem o conjunto das médias de escolas públicas e particulares. No ensino fundamental, o Ideb das séries iniciais (1ª a 4ª série), o equivalente ao antigo primário, foi 4,2. Nas séries finais (5ª a 8ª série), ficou em 3,8 e, no ensino médio, em 3,5.

Apenas o Distrito Federal e o Paraná atingiram a média 5 no Ideb. Ainda assim, somente de 1ª a 4ª série, onde a responsabilidade administrativa é dos municípios. No Paraná as séries finais do ensino fundamental melhoraram de 3,6 para 4,2. No ensino médio a nota passou de 3,6 para 4,0. Estes dados podem ser considerados positivos, pois ao menos mostram que o foco do sistema educacional tem sido no aprendizado dos alunos.

Mas fica uma dúvida: os resultados divulgados misturam o desempenho de alunos da rede pública, inclusive dos colégios federais que tiram as notas mais altas, e das escolas privadas. O MEC minimiza o impacto das redes privada e federal, que representam 10% das matrículas. Como seriam os resultados se a metodologia fosse outra, mais complexa e analítica? Aguardam-se os dados da rede pública separados da privada.

Nenhum comentário: