domingo, 29 de junho de 2008

Jovens que fazem a diferença V

Orkut

Tópico: Qual CEP você quer? Comunidade: CEP Colégio Estadual do Paraná

23:35 (8 horas atrás) Gabriel Carriconde
Qual é CEP que voce quer?

Todos nós sabemos que precisamos de eleições para diretor e que a instituição de ensino seja democratizada,mas qual projeto de escola que a gente tem em mente?
Pegamos o exemplo da democracia que vivemos hoje.
Lutamos para votar para presidente e que tivesse liberdade de expressão,mas cometemos um pecado: não tinhamos um projeto democrático e popular para o Brasil.
Votamos para presidente,senadores,deputados e etc... Mas ainda temos miséria,desemprego,ataque aos direitos dos trabalhadores,latifúndio,arrocho salarial,corrupção e uma série de outras questões.
O que isso tem a ver com o CEP?
Será que so garantido que a lei das diretas seja aprovada e que possamos votar para diretor sem ter um projeto realmente democrático para o colégio vai resolver os problemas que assolam o CEP hoje?
Mais do que ter o direito de votar para diretor temos que ter um projeto realmente democrático para a escola.Não podemos cair no erro de que no futuro os mesmos problemas se repitam porque nós não elaboramos um projeto democrático para o CEP a partir da necessidade de cada aluno,professor e funcionário.
Por isso qual é o Colégio Estadual do Paraná que quer?

Um CEP democrático?
Com um sistema de avaliação que valorize o aluno e professor e não o vestibular ou que não seja barateado?
Que respeite a livre organização dos estudante?
Que respeite funcionários e professores?
Queremos votar para diretor mas também queremos uma escola democrática e livre.
Quem faz a escola é a comunidade.

Diretas Já!



Por um projeto democrático para o CEP! (7 horas atrás) Carolina Galan
Respeito e direito a opinião, acima de tudo.
Uma escola voltada para o ensino dentro da sociedade, com debates, reuniões, seminários, etc(e isso não é sonho, já houve grupos assim no cep)
sem censura e pressão sobre os professores.
menor n° de alunos por sala
maior utilização do espaço físico do colégio pelos próprios alunos
espaço para realização de eventos como festas, mostras, feiras.
conscientização e não proibição!

acho que é mais ou menos um cep assim que eu gostaria que meu filho estudasse...


diretas já! 03:32 (4 horas atrás) "Ramalhinho" (Joel Ramalho)
O CEP como todo outro colégio da rede pública de ensino deve colocar em 1° lugar o ser humano. Fortalecendo as relações de aprendizado, pesquisa, produção e desenvolvimento da consciência crítica, nos alunos, professores e funcionários. Claro que essa regra que consta como função de um órgão educacional, não é seguido, muito menos tido como parâmetro no estado do Paraná.
As escolas estão voltadas para o escoamento dos alunos, entrada e saída planejada, sem critérios verdadeiros de avaliação, preocupando-se somente com números que foram aprovados. E também está voltada para o Mercado de trabalho, que se diga é importante, mas menos importante quando comparado à produção intelectual do estudante, à sua busca para entender o mundo e a sua experiência direta com a vida.
Se for citar as controvérsias da escola real com a teórica teremos muitos textos e artigos escritos, mas uma boa análise do que acontece com o sistema de ensino atual é um pouco da realidade do CEP. As coisas antigas se mesclam com as novas, dificultando ainda mais alcançar a escola ideal, exemplo disso, uma lei da década de 60 ainda vigora no CEP, impedindo eleições para diretor, mesmo vigorando outra lei que permite eleições para diretor em todas as escolas públicas do país. Estamos em uma era na qual a LIberdade de expressão é muito valorizada e respeitada, mas falar em eleições nesse colégio é considerado uma heresia. Fora o sucateamento das instalações e refeitórios que aí engloba quase todas as escolas do estado.
Fica a pergunda quem do "Poder" está preocupado em melhorar isso?

Nenhum comentário: