sábado, 28 de junho de 2008

Jovens que fazem a diferença I

Fonte: orkut - Comunidade: CEP Colégio Estadual do Paraná - tópico: Rádio Intervalo

Jonatas Becher
Rádio Intervalo...
Carta ao GAA - GRUPO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

No dia 26 de Junho de 2008, houve uma reunião entre o GAA, representado por Hideraldo Corbolin Guedes, a Assessoria Jurídica, representada pela Doutora Viviani e vários integrantes da Diretoria do GECEP. Nesta ocasião Professor Hideraldo pediu a mim, Jonatas Becher, esclarecer por escrito algumas questões sobre a Rádio Intervalo, mediante ao episódio que ocorreu no mesmo dia da reunião: funcionário (a) tomou a chave da Rádio Intervalo que estava sob a responsabilidade do Presidente do GECEP, Paulo Fortunato. Segundo os funcionários, o motivo era por causa de um suposto incentivo do GECEP a manifestações utilizando-se da Rádio Intervalo.

A Rádio Intervalo foi criada em 13 de Março de 1996, em comemoração ao sesquicentenário do Colégio Estadual do Paraná. Um projeto dos alunos Paulo Roberto Pinheiro e Anderson Bueno, com apoio da Direção Geral. A Rádio Intervalo possui um Regimento Interno, e segundo este a Rádio será composta de alunos do Colégio Estadual do Paraná. Não há respaldo legal para o impedimento da Equipe da Rádio de exercer suas atividades.

A chave da Rádio Intervalo foi literalmente tomada das mãos de um integrante do GECEP. No momento, não houve qualquer comunicado por escrito dos motivos e a conseqüente obrigação de devolver a chave ao GAA. Considerando que Paulo Fortunato assinou um termo de responsabilidade pela Rádio Intervalo ainda válido, esta ação foi por mim considerada um furto da chave.

O motivo apresentado de que a Rádio Intervalo foi fechada por um suposto incentivo a manifestações é absurdo. Infelizmente, muitos nem sequer ouviram a Rádio no tal momento. Se tivessem ouvido, teriam escutado um incentivo de ir à arena e não de manifestar. Como Carlos Oliveira disse, dizer para ir a arena não quer dizer manifestar. O suposto incentivo ocorreu na arena sem a utilização da Rádio. 27 jun (1 dia atrás) Jonatas Becher
Agora, muitos podem apontar ao ler este texto que o motivo de ir a arena era de manifestar. Como já foi dito aquelas palavras por si sós nada dizem. Mas qual o problema de se utilizar a liberdade de comunicação e expressão?

A liberdade de comunicação e expressão é garantida pelo Artigo 5º incisos IV e IX da Constituição Federal. A saber:

“IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”

“IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”

Alguns membros da Comunidade Escolar nos acusaram de promovermos a baderna. A pessoa que disse isto realmente fez um pré-julgamento horrível, talvez devido ao seu cargo, mostrando total desconhecimento do que ocorreu em 26 de Junho de 2008.

Você considera baderna um movimento cujo objetivo era participar de um seminário? Sendo que os alunos se comportaram de maneira excelente? Você considera baderna um grupo de alunos lutando por um ideal em comum de eleger um diretor? Eles estavam lá a fim de buscar apoio nacional de nomes importantes que, em seu tempo, também lutaram pela Democracia!

Ainda há acusações de que nós causamos a perda de avaliações de muitos alunos. Nós, em momento algum, obrigamos os alunos a participar. Quem participou, participou por opção própria. Todavia, o GECEP protocolará o pedido de 2ª Chamada deles. Agora o resto cabe ao bom senso dos funcionários do CEP.

Tendo em consideração todos os argumentos acima citados, eu, Jonatas Walter Becher, reclamo como Tesoureiro Geral do GECEP, no prazo de 24 horas, após o recebimento desta carta pelo Chefe do GAA, a devolução da chave da Rádio Intervalo. Se isto não ocorrer, nos veremos obrigados a recorrer aos meios judiciais existentes contra os responsáveis.

Curitiba, 27 de Junho de 2008.

Jonatas Walter Becher
Tesoureiro Geral do GECEP

Nenhum comentário: