segunda-feira, 2 de junho de 2008

Educação paranaense retrocede (excelentes professores são levados a abandonar a educação por omissão e pressão da SEED e demais órgãos educacionais)

Educação brasileira avança, mas precisa atrair professores talentosos



“Apesar de ocupar as últimas colocações nos rankings internacionais de ensino, o Brasil mostra progressos na educação”. A afirmação é do diretor do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) - exame mundial de aprendizagem -, Andreas Schleicher, que participou nesta semana de um seminário em São Paulo (SP).

Schleicher disse que um dos pontos positivos do país é a aplicação de diversos sistemas de avaliação. Atualmente, a qualidade da educação brasileira é medida pela Prova Brasil e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambos federais, além dos exames estaduais. Segundo ele, esses são instrumentos importantes para direcionar as políticas públicas educacionais.

O diretor do Pisa, porém afirmou que o país ainda precisa avançar em diversos aspectos. Um deles é conseguir atrair para a carreira docente os melhores profissionais da sociedade. “O desafio é atrair bons profissionais para as escolas”, disse.

No último resultado do Pisa, divulgado em dezembro do ano passado e que envolveu 57 países, o Brasil ficou em 53º em Matemática. A avaliação é desenvolvida e coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Feita a cada três anos, ela busca avaliar o rendimento dos alunos de 15 anos nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências. O resultado inclui dados da situação das escolas, país e sistema educacional. A medição é feita a partir de amostras entre 3,5 mil e 50 mil alunos de cada país. Atualmente, o Pisa cobre aproximadamente um grupo de países que concentra 90% de economia mundial.

“A condição social do Brasil é mais complicada do que a de outros países avaliados, como a Finlândia, onde todos querem ser professor”, comentou. Mesmo assim, segundo o diretor, na América Latina, o país é o que mais mostrou progresso.

Para ele, o crescimento econômico aumenta a distância entre os mais educados e os menos educados e, por isso, a urgência para melhorar as bases da educação. “O principal desafio brasileiro é o de investir mais em educação”, defendeu.

Investir mais em educação para Schleicher é trazer profissionais mais qualificados para as salas de aula. “É preciso oferecer a eles boas condições de trabalho e salários competitivos”.

Fonte: Portal Aprendiz
28/05/08

Lembram-se dos dez professores processados e dos treze dispensados em janeiro?
Pois é! Infelizmente mais uma perda lamentável:

Professora Elena de História se exonera do Estado (orkut - Comunidade Colégio Estadual do Paraná)
Quem foi aluno da Elena sabe da competência, dedicação e seriedade dela. Na última semana a Elena pediu exoneração do Estado depois de 15 anos de trabalho. Ela estava há meses tentando conseguir licença sem vencimentos e o governo não concedeu alegando falta de professores... ( se dessem a licença ela ficaria 2 anos fora e depois retornaria) agora ela não volta mais para o Estado, provavelmente irá após concluir seu doutorado para uma instituição particular. QUEM PERDE? O CEP, os alunos, a sociedade, a Educacação Pública.
Lamentavelmente outros professores comprometidos e sérios também estão pensando em sair de vez do CEP ou da Escola Pública.

2 comentários:

Anônimo disse...

E SERÁ QUE O ESTADO NÃO FEZ PROPOSIITALMENTE? OU SEJA, NÃO CONCEDEU A LICENÇA, PARA VER A PROFESSORA LONGE?
MAIS UMA P I A D A DO GOVERNO REQUIÃO!!! E NÓS O QUE FAZEMOS???
ESTAMOS COM AS MÃOS E OS PÉS AMARRADOS PELO SISTEMA OPRESSIVO. POIS ABRIU A BOCA, FORA OU PROCESSO!
QUE SISTEMA É ESSE?! O DA FALTA DE VERGONHA NA CARA, FALTA DE ÉTICA, FALTA DE HUMANIDADE, FALTA DE RESPEITO AO TRABALHADOR. DESCONSTRUÇÃO É O QUE FAZ O NOSSO GOVERNO.
"SENHOR DEUS DOS D E S G R A Ç A - D O S, DIZEI-ME VÓS, SENHOR DEUS! SE É LOUCURA ... SE É VERDADE TANTO HORROR PERANTE OS CÉUS
(...) SENHOR DEUS DOS DESGRAÇADOS! DIZEI-ME VÓS, SENHOR DEUS! SE EU DELIRO... OU SE É VERDADE/TANTO HORROR PERANTE OS CÉUS..."

Anônimo disse...

AH! PEDIU EXONERAÇÃO A INSPETORA IRACEMA. 15 ANOS DE CASA(CEP). FALTANDO 6 ANOS PARA APOSENTADORIA. MAS... NÃO QUIS FICAR NO CLIMA DE PRESSÃO. AGORA SERVIÇOS GERAIS FARÃO ESCALA PARA TRABALHAR AOS DOMINGOS. É OBRIGATÓRIO.
DE ONDE TIRARAM ISSO, NINGUÉM SABE. ENTÃO, NÃO É SÓ PROFESSOR QUE ESTA SENDO INJUSTIÇADO.