domingo, 8 de junho de 2008

Lamentável!!!

http://www.parana-online.com.br/

Domingo, 08/06/2008
ET CETERA [08/06/2008]


A Educação em agonia


O senador Cristóvam Buarque (PDT), quando da última eleição presidencial, afirmava na campanha que a sua única prioridade seria a Educação. Todos os demais problemas deveriam esperar, visto que, resolvido o primeiro, os outros também seriam solucionados. O pedetista insistiu tanto na mesma tecla que chegou a ser ridicularizado pelos adversários, não obstante a tese seja absolutamente correta.
No Paraná, lamentavelmente, o ensinamento do professor nem de longe é seguido. Ao contrário. Sob o comando de Maurício Requião, o setor vive uma crise histórica. O desprezo é tamanho que o secretário, em vez de trabalhar efetivamente para a área, dedica-se a atividades político-partidárias, sobretudo as que envolvam o próprio umbigo. Enquanto professores e alunos pedem socorro, ele só pensa na eleição para o Conselho do Tribunal de Contas. A agonia é geral.

Classe humilhada

O magistério paranaense, que há muito vem sendo tratado sob adjetivos pejorativos pelo governador, é quem sente mais de perto a negligência do Estado em atender o mínimo. A classe, que dias atrás saiu em protesto pelas ruas de Curitiba, cobra (com justiça) equiparação salarial com os demais servidores públicos. Enquanto o salário inicial de um professor que tem curso superior é R$ 1.557,18, os outros funcionários na mesma situação começam a carreira com salário de R$ 2.157,73.

Pressão

O sindicato da categoria também exige que haja uma revisão no plano de cargos e carreira para os servidores em escolas públicas estaduais e o direito de aposentadoria especial para os pedagogos e os diretores. O governo respondeu com a oferta de um reajuste de minguados 5%.

Abandono

A gestão requianista também está sendo marcada pela falta de cuidado físico com as escolas. Em Curitiba e no interior, muitos colégios não recebem sequer pintura, os banheiros estão quebrados e as lousas são improvisadas.

O absurdo é tanto que faltam até carteiras e cadeiras.

Pela TV

O grande cartão postal da gestão do Maurício deveria ser o funcionamento pleno das TVs alaranjadas. Mas nem isso acontece. Se já não bastasse toda a suspeita que recai sobre a compra dos equipamentos, feita junto à maior doadora individual da última campanha de Requião e por preço supostamente superfaturado, o fato é que, em muitas instituições de ensino, o aparelho nem chegou, ou, quando está, não opera adequadamente.

Despropósito

Como pode um secretário que não consegue dar conta de resolver o básico em sua pasta e, para piorar, ainda se vê enroscado em denúncias pode pleitear com tamanha desfaçatez a indicação à Corte de Contas do Paraná? Ética, mais do que nunca, é um bom assunto a ser debatido com profundidade nas salas de aula da rede pública de ensino.

Nenhum comentário: