sexta-feira, 18 de abril de 2008

Papelão

Blog do Marcus Vinicius

Candidatos ‘kinder ovo’
10 Abril, 200807:16A coluna Toda Política desta quinta-feira no JE.

Que papelão. O Colégio Estadual do Paraná, cujos alunos reivindicavam até outro dia a eleição direta para diretor, transformou-se em “aparelho” eleitoral de Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Moreira Jr (PMDB). Ontem pela manhã, o vice do colégio, José Borba (calma lá pais e mestres, é apenas um homônimo do peemedebista mensaleiro) percorreu as salas de aula convocando os alunos para uma palestra no auditório sobre o “passe livre”.
Qual não foi a surpresa dos estudantes ao toparem com os pré-candidatos à prefeitura Moreira e Gleisi e uma mudança estratégica na pauta. O assunto não mais seria aquele anunciado, mas o “voto aos 16”. Perfeito.
Durante pouco mais de uma hora, eles foram submetidos a uma cantilena do reitor da UFPR e a ataques furibundos da petista dirigidos ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que ganhou a pecha de “autoritário” e “ator programado pela Globo”. Quaquaquá.
Cabe um parêntesis. Nada contra os arroubos juvenis de Gleisi Hoffmann. É da política. O engraçado foi vê-la justificar-se em seu blog (www.gleisi.com), afirmando que fora ao encontro com os alunos no colégio para relembrar os tempos de dirigente da UMES e da UPE. Logo ali na década de… 80! Fecha parêntesis.
Como brinde no fim da “palestra”, os estudantes receberam um panfleto com uma montagem grosseira em que Beto Richa aparece como policial prendendo alunos “meliantes” em um camburão (onde, ao menos, o passe é livre. Quaquaquá).
Mais uma atitude estudantil totalmente justificável. É coisa da petizada (eu disse petizada) repudiar a autoridade, esteja ela encarnada no pai, no padre, no professor, no policial, no governante. O problema é que o panfleto não era assinado por nenhuma entidade acadêmica, mas pela Central de Movimentos Sociais do Paraná, a mesma que alugou dois ônibus na terça-feira para transportar os “rebeldes” à manifestação na Câmara.
Há uma explicação sensata para a palestra de Gleisi e Moreira no Colégio Estadual, assim, no atropelo, e de maneira tão oportunista. E ela passa pelo crivo eleitoral. No início da semana, o alarme das pesquisas internas tocou no Palácio das Araucárias apontando marcas indigentes dos dois candidatos. Moreira é o que Delúbio Soares definiu, porém em outro contexto, como piada de salão. Gleisi é, alegoricamente, um paquiderme com asas. Não empolga, não sai do chão e enfrenta resistências internas que quase a desbancaram nas prévias do partido – ai, se não fosse a regional do Portão e o serviço delivery de militantes.
O jeito foi apelar. Ontem as vítimas foram os estudantes do Colégio Estadual do Paraná. Amanhã, quem sabe? Uma escola de datilografia? Um curso de tricô e crochê? Uma reunião de condomínio? Surpresa!

Nenhum comentário: