sexta-feira, 18 de abril de 2008

E agora, PC do B?

Estudantes cancelam passeata e irritam até os aliados
Depois de passar a semana convocando uma manifestação, UPES não aparece
Da Redação do Jornal do Estado


O clima instável foi a desculpa para a manifestação estudantil pelo passe livre ser cancelada, ontem. A diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) passou a semana convocando os estudantes de Curitiba para uma passeata pela manhã, desde a Praça Santos Andrade até a Prefeitura. Mas em cima da hora, eles cancelaram a manifestação por meio do blog que a entidade mantém na internet.
Mas a atitude dos estudantes, que já deixaram de participar de dois encontros com técnicos da Prefeitura — encontros articulados por vereadores simpáticos à causa estudantil — tem irritado até os mais próximos. “Da forma como está sendo feita eles não vão conseguir nada. No máximo, a revolta da população, que vai se sentir prejudicada”, diz o vereador Luizão Stellfeld (PCdoB), que tem tentado iniciar um diálogo entre os estudantes e a administração municipal.

Os protestos pelo passe livre voltaram ao cenário há cerca de duas semanas, quando uma primeira manifestação acabou em confronto entre estudantes que invadiram a estação tubo Central e a Guarda Municipal. Na semana seguinte, nova manifestação, e nova invasão, desta feita à estação Eufrásio Corrêa, onde os estudantes foram flagrados agredindo um cobrador.

Nesta semana, duas reuniões foram marcadas para iniciar um diálogo. Na segunda-feira, na Urbs, os estudantes não compareceram alegando que não foram informados. Na quarta-feira, outra reunião na Prefeitura também não teve a participação dos estudantes. Essa reunião foi pedida pelo vereador Luizão e pelo deputado Mauro Moraes (PMDB).

“Eu acho a reivindicação justa e histórica, mas não do jeito como está sendo feita. Nós realizamos intermediações entre os estudantes e a Prefeitura há 3 anos, mas os atuais líderes são muito rebeldes e querem mostrar uma força que não têm”, desabafa Luizão, que sugere a formação de uma comissão para negociar com a Prefeitura. E chega de manifestações.

Nenhum comentário: