quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ainda podemos ter esperança?

GPP Paraná-Online politica@parana-online.com.br


Campanha eleitoral no Colégio Estadual do Paraná

Luciana Cristo [10/04/2008)


Uma semana depois de liberar os estudantes secundaristas para um protesto pelo passe livre, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) foi acusado de favorecer um clima de campanha política antecipada.

O que era para ser, ontem, o lançamento da campanha nacional “Se Ligue 16”, que incentiva o voto a partir dos 16 anos, acabou se transformando em palestra de pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba aos estudantes. O evento aconteceu no horário das duas últimas aulas da manhã, no qual estiveram presentes os pré-candidatos Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Augusto Moreira Júnior (PMDB).

O passe livre permeou a discussão sobre voto aos 16 anos, segundo o presidente do grêmio estudantil do CEP, Paulo Fortunato. O grêmio informou que os estudantes não estavam sabendo do teor da palestra. “Nosso grêmio concorda que pessoas de 16 e 17 anos devem votar, mas a presença de candidatos à prefeitura deu a impressão que acabaram utilizando o passe livre para fazer campanha”, acusou Fortunato. A coordenação do evento foi da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba (Umesc).

Tanto o Moreira quanto a Gleisi declararam que foram convidados não por serem pré-candidatos, mas Moreira por ser reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Gleisi por ter sido presidente da Umesc, na década de 80. No entanto, o presidente da Umesc, Arthur Miranda, admitiu que eles foram convidados por serem pré-candidatos. “Foram convidados também o prefeito Beto Richa, o Ricardo Gomide (PCdoB) e a Dra. Clair (PSB)”, justificou. O gabinete do prefeito Beto Richa informou que não recebeu nenhum convite. Rubens Bueno (PPS) e Ratinho Jr. (PSC), pré-candidatos declarados, não foram citados como convidados pela coordenação da Umesc.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se limitou a responder que o colégio cedeu espaço para um ato nacional. A Seed defendeu ainda que o evento não configurou campanha dentro do colégio. Na próxima segunda-feira, a questão será debatida em reunião da executiva municipal do PSDB, segundo o vereador e vice-presidente do diretório municipal, Celso Torquato. “Vamos estudar a possibilidade de ação contra a direção do CEP que está usando o colégio para fazer esse tipo de coisa”, afirmou.

Se comprovado o uso do colégio para fins eleitorais, a ilegalidade do ato pode ser comunicada ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) ou à Justiça Eleitoral e ser considerada propaganda irregular ou uso indevido da máquina pública. “O uso de bem público visando campanha eleitoral é proibido pela legislação e pode caracterizar abuso do poder público”, disse o promotor de Justiça Armando Antonio Sobreiro Neto, responsável pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais do MP-PR. A representação pode ser feita pelo MP ou por qualquer partido político que se sinta lesado.

5 comentários:

Anônimo disse...

ótima notícia!

Será que a população vai ver que há uma tentativa de manipular os adolescentes?!!!

Ainda bem que os estudantes, nem todos é claro, sabem quando a luta é por poder (prefeitura, dinheiro, etc) ou apenas para melhorar a organização e bem estar de um colégio!

Um abraço a todos que apenas lutaram por um colégio melhor e não se venderam a esta máfia que se instalou no colégio estadual do paraná!
Lu.

Anônimo disse...

Acho bom não perder de vista que o governo mjunicipal é que tem negado historicamente esse direito dos estudantes em todas as épocas. Este grupo político que está no poder há décadas despreza a pauta de reivindicações de todos os movimentos. E não se pode permitir que o governo municipal use os incidentes da manifestação pra desqualificar a reivindicação QUE É JUSTA E NECESSÁRIA!.é um DIREITO sistemanticamente negado pela prefeitura.

Anônimo disse...

A reivindicação de eleições diretas no CEP assim como o passe livre escolar são lutas justas e históricas. A Gazeta do Povo e o GPP, lembremos, nunca estiveram ao lado de lutas democráticas. E a Gazeta menos ainda que protege o tempo todo a prefeirua, desde o início do lernismo lá pelos anos setenta. Agora quer tirar uma casquinha e bater no Requião (que até merece apanhar...) mas sobretudo para esconder o Beto Richa e a mediiocridade de sua gestão. Todo apoio às lutas dos estudantes, enquanto não conquistarmos ambos os direitos, aluta continua! Sem ilusõeds com a mídia comercial !!!!!!

Anônimo disse...

Boas colocações, mas só podemos fazer este tipo de discussão, virtualmente e como anônimos, porque esta ditadura disfarçada de democracia Requião está acabando com a liberdade de expressão.
Sempre fui eleitor de partidos da antiga "esquerda", hoje, mesmo que quisesse votar em esquerda, não conseguiria, pois todos estão ao lado e/ou, fazendo parte desta ditadura.

Anônimo disse...

Opa! Queria saber se esse blog tem alguma coisa a ver com o pessoal que está articulando o comitê pela democracia no CEP? Sou ex-aluno (1997-1999) e estou afim de ajudar no que der.