quinta-feira, 10 de abril de 2008

CEP (Curral Eleitoreiro do Paraná)???

Quem ainda não havia entendido as transformações que a Srª Madselva foi fazer no CEP(Colégio Estadual do Paraná)agora não tem mais dúvida!!!!



Gazeta do Povo
10/04/08

Prefeitura de Curitiba
Passe livre dá início à eleição
Evento no Colégio Estadual teria servido de palanque à oposição para criticar Beto Richa. Prefeitura contra-ataca pelo site oficial justificando a não-gratuidade

Publicado em 10/04/2008 | Marcio Renato dos Santos
A luta do movimento estudantil pelo passe livre nos ônibus de Curitiba acabou sendo o estopim da campanha eleitoral para a prefeitura. Os protestos de estudantes pela gratuidade da passagem, realizados na semana passada e na terça-feira, municiaram a oposição para criticar o prefeito Beto Richa (PSDB), que deve tentar a reeleição. O tema esquentou o clima entre aliados de Richa e a oposição na Câmara Municipal. E chegou a ser debatido até na Assembléia Legislativa.

Ontem, mais dois capítulos desse embate: a prefeitura usou o site oficial do município para justificar a não-implantação da gratuidade da passagem para estudantes. Segundo a prefeitura, a tarifa para o restante da população subiria para R$ 3,70. Nesta quarta-feira, o lançamento do programa “Se liga 16” – campanha organizada por entidades estudantis com a finalidade de conscientizar os jovens da importância do voto – acabou virando um ato de oposicionistas. Com direito a manifestações a favor do passe estudantil.

O evento foi promovido pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba (Umesc), no auditório do Colégio Estadual do Paraná (CEP). A escola é mantido pelo governo do estado, que faz oposição a Beto Richa. Quatro turmas foram dispensadas para participar do evento. Alunos de outros dois colégios estaduais, Paulo Leminski e Ângelo Gusso, também estavam na platéia. E, dentre diversas pessoas que falaram, dois pré-candidatos da oposição – Gleisi Hoffmann (PT) e Carlos Moreira Júnior (PMDB) – aproveitaram para subir ao palco e discursar ao público jovem. O prefeito Beto Richa, segundo a sua assessoria, não recebeu o convite para o lançamento do programa. Mas o presidente da Umesc, Arthur Miranda, garantiu que todos os pré-candidatos foram convidados para o lançamento do programa.
Durante o evento, segundo estudantes ouvidos pela reportagem, houve ainda a distribuição de panfletos com uma fotomontagem de Richa vestido com roupa da Guarda Municipal e prendendo estudantes dentro de um camburão. O presidente da Umesc, Arthur Miranda, negou que isso tivesse ocorrido.

Esse material, porém, já havia circulado em Curitiba na tarde da terça-feira, quando estudantes invadiram uma estação-tubo e agrediram um cobrador, fato amplamente divulgado no site da prefeitura de Curitiba. Na semana passada, o choque de estudantes com a Guarda Municipal havia virado prato cheio para a oposição condenar a violência contra os manifestantes.

O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Rafael Clabonde, disse não acreditar que o evento tenha servido de palanque para a oposição. “Todo ato é político. Tudo que fazemos na vida é política. Então, naturalmente, o que aconteceu no Colégio Estadual foi um ato político”, afirmou. Mas o presidente do grêmio estudantil do CEP, Paulo Sérgio Fortunato, disse que evento se tornou palanque para partidos de esquerda. Já Lizandra Rocha Souza, também aluna do Colégio Estadual, foi mais amena. Segundo ela, houve críticas, indiretas, à gestão Beto Richa.

Opinião

O cientista político Carlos de Brito Castello Branco, da Universidade de Brasília (UnB), criticou a exploração da ação de estudantes pelos candidatos à prefeitura. “Os ‘teeneagers’ são extremamente influenciáveis e até os políticos aproveitam isso para tirar proveito”, disse.

Já o cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, elogiou o programa “Se liga 16”. “Politizar os jovens eleitores aprimora a democracia”, disse. No entanto, Oliveira afirmou estranhar o fato de o evento não contar com a presença de todos os pré-candidatos, mas apenas Gleisi e Moreira, os principais nomes que fazem oposição ao prefeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Arthur Carmen Miranda é digno de um curral, pois sua burrice é digna de feno, capim e o seu resultado é estrume puro.