quinta-feira, 10 de julho de 2008

Deprimente

Blog do Marcus Vinicius
Política, Polêmica e Afins


Oposição agora aposta na Justiça contra indicação de irmão de governador
10 Julho, 200807:58 DEU NO JORNAL DO ESTADO

IVAN SANTOS

Com o resultado definido antes mesmo de começar a eleição, restou para a bancada de oposição protestar e apostar em novas ações na Justiça como forma de derrubar a indicação do irmão do governador, Maurício Requião, para conselheiro do Tribunal de Contas. Segundo o líder da bancada oposicionista, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o bloco espera agora o julgamento do mérito das ações impetradas nos últimos dias, que contestam a legalidade da indicação do secretário para o cargo.

Durante a sessão de ontem, o tucano voltou a questionar o edital de convocação da eleição, e a apontar o fato de que pela Lei Orgânica do TC, Maurício estará impedido de atuar como conselheiro pelo menos até 2.014 – ou quatro anos depois que o governador Requião deixar o cargo. O argumento é baseado no artigo 140 da lei segundo o qual os conselheiros estão proibidos de julgar contas de parentes, e de municípios onde esses parentes tenham tido 1% dos votos nas últimas eleições. “Essa emenda vale ou não vale?”, questionou Rossoni.





A armação da TV Laranja

10 Julho, 20080 7:30 A coluna Toda Política desta quinta-feira no JE.

No dia 14 de maio deste ano, o secretário Maurício Requião (Educação) aproveitou-se de uma pauta “esquecida” pelo repórter Luiz Andriolli, da RIC (afiliada da Rede Record no Paraná) para acusar a imprensa de estar dirigindo a opinião pública contra as televisões laranja.
Através da agência de notícias do governo e da TV Educativa, o secretário, agora elevado à condição de conselheiro do Tribunal de Contas (eis mais um episódio triste da história política do Paraná), garantiu ter desmascarado a “imprensa canalha”. Pois sim.
Esta coluna teve acesso a e-mails trocados entre a direção da TV Educativa e repórteres seis dias depois do episódio envolvendo a RIC. A missão dos jornalistas era mostrar que os aparelhos estavam “funcionando muito bem”. Reproduzo abaixo os principais trechos das correspondências:

(Diretor) “O negócio é o seguinte: as matérias tinham alguns erros, mas ontem houve uma reclamação formal com relação ao tratamento das tevês da secretaria da
educação. Primeiro, não são tevês laranjas, do pen drive, e sim tevês multimídia. Elas não estão chegando agora ao interior, conforme chamada e cabeça da matéria de ontem. JÁ ESTÃO no interior. De outro lado, não usamos imagens em movimento, apenas imagens paradas. Também não devemos enfatizar o uso de dvds. São os recursos que o pen drive proporciona que devem ser enaltecidos. As imagens em movimento, os gráficos, os efeitos de todos os tipos, mostram vantagens claras da tevê multimídia. Conversei ontem à noite com a Beth e ela ficou de indicar escolas com uso pleno, professores que dominam e alunos que tiram proveito das tevês. Por favor, é preciso coerência. Damos numa semana as tevês em uso, dizemos que estão distribuídas no estado e na semana seguinte dizemos que elas estão chegando”.

(Primeiro Repórter ao Diretor) “O grande problema de tudo é: 1. tem tevês que estão dentro das caixas; 2. tem escolas que nem sabem usar as tevês e nem receberam os pen drives; 3. tem escolas que as equipes foram em Curitiba e Telêmaco Borba que as diretoras, professores e alunos nem sabiam de pen drive, nem televisores, etc. As tevês estavam fechadas, lacradas dentro da caixa; 4. a SEED nos mandou para escolas onde as tevês nem estavam funcionando ainda, exemplo: em Telêmaco Borba.

(Segundo Repórter ao Diretor) “A repórter de hoje disse que na escola que fomos nesta manhã, os professores nem sabiam que deveria dar aula com o pen drive, etc. A repórter disse que teve que SIMULAR o uso das tevês, etc. Tivemos que MONTAR a matéria. E isso acho que é bem perigoso para a SEED e TV PAULO FREIRE.
Pois nestes tempos de pautas ‘perdidas’ e pautas ‘que o Requião’ lê no ar. Acho que devemos ter muito cuidado ao fazer estas matérias sobre as TEVÊS MULTIMÍDIA. Estamos tendo muita dificuldade na hora de pautar e chegando nas escolas a realidade é outra! Atenção!”
Com a palavra o secretário-conselheiro Maurício Requião.

Nenhum comentário: