quarta-feira, 9 de julho de 2008

Coerência é tudo...

O Estado do Paraná
Paraná-Online
Grupo Paulo Pimentel


Paraná-Online
Quarta-feira, 09/07/2008 - Hoje no Paraná-Online - Tempo -
ET CETERA etcetera@oestadodoparana.com.br

O povo não é bobo, excelência!

ET CETERA [09/07/2008]



Na suposição de que tudo o que ele afirma é uma verdade absoluta e que, portanto, não pode ser contestado, Roberto Requião ontem se esborrachou com declarações cretinas na reunião semanal do secretariado. Irado, ele transformou a “escolinha de governo” em um ato à falsidade. Disposto a jogar a opinião pública contra a decisão soberana do Judiciário, que impôs limites ao uso da TV Educativa, ele voltou a ofender desafetos e disparou afirmações tão inverossímeis quanto despropositadas. Em vão. A população sabe que Requião pode dizer tudo o que pensa, só não pode é utilizar-se da emissora estatal, sustentada com recursos do erário, para tanto.

O que ele gritou

O governador afirmou que a decisão judicial é “um absurdo” porque suas falas na televisão visam defender “a ética e a moralidade”. Parece piada. Se pensasse realmente assim, Requião teria mandado apurar a fundo as denúncias de corrupção no Porto de Paranaguá, na Secretaria da Educação, na Paranaprevidência, na Sanepar, na Ceasa e na Secretaria do Trabalho, por exemplo.

Mais

Como se falar em ética e moralidade se o próprio Requião articula (e pressiona) a Assembléia Legislativa para aprovar a indicação do irmão Maurício ao Conselho do Tribunal de Contas do Estado? Por isso, soa falso quando o governador se arvora em assumir a posição de paladino do “interesse público”, enquanto, na prática, ele mostra-se um patrono dos interesses particulares de sua própria família.

A multa

Roberto disse também que não se incomoda com a sanção pecuniária que sofre toda vez que descumpre a ordem judicial. E foi irônico: “Podem me multar em 20, 30, 40 milhões de reais que eu não vou me dobrar. Tenho dez patos na fazenda do Cangüiri e ganhei um cavalo. Podem levar, se quiserem”. A galhofa requianista não tem limites.

Pela verdade

O governador gosta de transmitir ao público que é uma pessoa modesta, quase pobre. Não tem nada disso. Seu patrimônio é mais do que suficiente para pagar todas (e quantas) forem as suas desobediências.

E o Lula?

Requião ainda fez questão de comparar-se a Luiz Inácio Lula da Silva. “Quando vão começar a censurar o presidente da República, que faz exatamente o que eu faço, que é defender o Estado de Direito?”. Ridículo. O chefe da nação não usa da TV pública para atacar levianamente os adversários. Jamais. Lula prega a harmonia, não confronto. O melhor exemplo é a busca de uma conciliação com o antecessor Fernando Henrique Cardoso no sentido de encontrar soluções conjuntas para o Brasil.

Gota d’água

Frágil em seus argumentos, o governador apelou e pediu ajuda à OAB, à direção nacional do PMDB e, ao cúmulo dos cúmulos, à sociedade civil “adormecida” para que dêem voz à sua tese de “afronta à democracia”. É de dar dó. Sua excelência não percebe que a população está desperta para os desmandos de seu governo. O atual silêncio da sociedade nada mais é do que uma condenação explícita à sua política belicosa e pautada pelo nepotismo. Requião está muito mais para ator do que estadista. Aliás, de estadista ele não tem rigorosamente nada.

Nenhum comentário: