quinta-feira, 8 de maio de 2008

Quem ainda se pergunta qual foi o "crime" cometido pelos professores do CEP processados descubra contra o que eles lutam

Educação sob a égide da demagogia pública
Padrão, Análises e comentários, Educação, Cultura — 26/04/2008
- De quem é a culpa quando uma criança não é alfabetizada?
- A responsabilidade é de todo o sistema, não apenas do professor. Ana Teberosky

Sob a égide da demagogia pública, mais uma vez assistiremos à história cíclica do ensino público de qualidade para todos (sic). Vide artigos sobre o Enem e sobre a Fundação Santo André em nosso blog.

Esse discurso que remonta à época de meus estudos é bandeira das sucessivas eleições que temos desde o período de abertura política pós 64 (revolução de 64). Alguns educadores e/ou pró-educação dizem da democrácia da escola que hoje garante ( garante? ) o acesso de todos à escola pública. Porém, para outros, nos quais me incluo, o que temos assistido é uma democratização de lugares nos bancos escolares, o que também para aqueles já é bom.

Temo que estejam confundindo direito à educação com direito à permanência em um clube recreativo com o nome de “escola”.

Sim, porque quando você vê as estatísticas recentes do último Enem, você claramente visualiza o que passa pelo ensino regular público, onde governantes priorizam o discurso teórico vazio contra o discurso prático e oportuno dos educadores em sala de aula.

E pró-teóricos continuam teorizando. E educadores continuam educando, apesar dos pró-teóricos. Será que esta insanidade do cansaço teórico é mesmo insano? Não. Ele tem um porquê dentre muitos outros porquês. O meu porquê deste cansaço teórico vem do reconhecimento da apropriação ilícita pelos dirigentes educacionais dos maiores nomes contemporâneos da filosofia da Educação sem realmente aplicarem ou mesmo conhecerem suas teorias e práticas. Apenas usando-os como bandeira retórica.

Os velhos dirigentes da educação, ainda hoje no comando dessa tão “democrática” instituição, citam com a maior naturalidade a teoria Sociointeracionista de Vygotsky (17 de Novembro de 1896, Orsha — 11 de Junho de 1934, Moscou: psicólogo bielo-russo, descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, causada por tuberculose, aos 37 anos. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida) ou mesmo Henri Paul Hyacinthe Wallon (França, 15 de junho de 1879 - 1 de dezembro de 1962: filósofo, médico e político francês e marxista convicto assim com foi Vygotsky) e, inegavelmente, nosso grande mestre Prof. Paulo Freire (Paulo Reglus Neves Freire, Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997 - educador brasileiro que se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica), sem se darem ao cuidado de ver de onde, como e para que surgiram tais teorias e práticas desses teóricos marxistas.

Assim, deparamos com tecnocratas ou professores-tecnocratas que ocupam cadeiras de direção de Faculdades, de Universidades, de Secretarias da Educação de diferentes municípios, de escolas de primeiro e segundo graus, de escolas… a bem de seus partidos políticos, a bem da desvalorização e do descrédito dos verdadeiros educadores que estão em sala de aula.

Não temos milhares de professores em sala de aula porque estes não mereçam outro lugar, mas sim porque continuarão em sala de aula e dos quais muitos alguns milhares merecem um maior investimento em suas carreiras profissionais, bem como o educando da escola pública e de várias instituições particulares que também merecem maior respeito e investimento em seus estudos.

Há décadas, professores e alunos têm como bandeira de vida uma escola pública de qualidade e laica, porém na demagogia do poder, arbitrariamente, dirigentes da educação continuam se apossando dos grandes teóricos marxistas da educação em seus discursos e a praticarem a política do pão e circo na realidade.
Profª Geanete - 57

http://www.ceab.pro.br/blog

Um comentário:

Anônimo disse...

No Cep, os alunos estão, após 3 meses de aula, PASSANDO DE ANO, mesmo com a pedagogia "tão" anti-conservadora da interventora de Requião, os alunos estão entrando com processos para passar de ano. Ora, se a interventora, quando chegou resolveu mudar tudo ao seu bel prazer, argumentando que com isso os alunos nem precisariam entrar com processos pois a escola estaria com tudo em ordem. Na realidade a única finalidade desta senhora é aprovar todos os alunos.
ENTÃO ALUNOS DO CEP, NÃO SE PREOCUPEM, SE VOCÊS REPROVAREM É SÓ ENTRAR COM PROCESSO, NÃO PRECISA MAIS ESTUDAR, DÁ UMA ENGANADINHA, FAZ UMA OU OUTRA ATIVIDADE, PRA NÃO FICAR MUITO FEIO E DEPOIS ENTRA COM PROCESSO QUE TÁ TUDO DOMINADO!

Através deste pensamento, os alunos estão cada vez mais despreocupados com a aprendizagem e os professores, cada vez menos preocupados em verificar se os alunos estão aprendendo, pois começam a facilitar as provas, no sentido de que os alunos não permaneçam na mesma série, mas que saiam dela sem nada saber.
Parabéns candidato Moreira, parabens senhor Requião, somente por causa do poder vocês estão acabando com um mínimo de qualidade que tinha no cep.