quarta-feira, 28 de novembro de 2007

MANIFESTO DE PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Após tomar conhecimento pela imprensa de fatos ocorridos no Colégio Estadual do Paraná, e pelos que foram trazidos à Reunião Plenária do Departamento de Administração Escolar do dia 22 de novembro de 2007 a partir da análise do Processo Administrativo número 23075.045471/2007-53, bem como dos informes trazidos pela Professora Sônia Guariza Miranda relativos à reunião ocorrida na APP-Sindicato, na noite de 21 de novembro de 2007, com a diretoria da entidade e parte dos professores do CEP envolvidos com a reivindicação de eleições diretas para a direção do CEP e superação de retaliações perpetradas contra os reivindicantes pela atual gestão do CEP, os professores Gracialino e Sônia compreendem que os acontecimentos no Colégio caracterizam um estado de crise na gestão político-pedagógica e administrativa da instituição de enormes proporções; que essa crise precisa ser superada para que o Colégio como escola pública cumpra efetivamente a sua função social: o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade, em um ambiente ético democrático e respeitoso; que o CEP deve se caracterizar por um espaço onde se cultive o "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas", o "respeito à liberdade e apreço à tolerância", a "valorização do profissional da educação escolar", seja ele pedagogo, docente, técnico ou em quaisquer outras funções dentro da escola, e a "gestão democrática do ensino público", tal como define a Lei 9394/96. Entendem ainda os signatários deste documento que o cumprimento dessas definições legais é incompatível com um ambiente onde a atual crise de gestão político-pedagógica no CEP se materializa, entre outros fatos, pela violação de direitos ao trabalho e ao exercício da função educativa e didático-pedagógica, motivadas estritamente por perseguições político-ideológicas, caracterizando-se pelo afastamento arbitrário de professores de suas funções de docência em meio ao semestre letivo, demissão arbitrária de funcionários sem justa causa, além do inconcebível ato do emprego do aparato policial de repressão contra as manifestações políticas dos estudantes onde pelo menos um estudante, adolescente, foi algemado no interior do Colégio e preso em "camburão" de viatura policial que o levou para a Delegacia. Compreendem os professores signatários que a Pedagogia é a ciência que estuda a educação, que cultiva a ética e a democracia; que gestão político-pedagógica é a mediação em bases científicas das formas democráticas de socialização dos conhecimentos científicos e culturais. Com base nesse entendimento os signatários apelam para o bom senso das autoridades para que se estabeleçam as condições reais com pessoas que efetivamente possam garantir o diálogo para a superação da crise de gestão político-pedagógica no Colégio Estadual do Paraná e o processo democrático no Colégio como uma escola pública voltada para a formação cidadã, e ainda apelam pela democracia no CEP, onde orgulhosamente um grande número de alunos de graduação da UFPR são orientados por seus docentes em estágio de formação pedagógica.
Curitiba, 22 de Novembro de 2007.
Professores Dr. Gracialino da Silva Dias e Dra. Sônia Guariza Miranda.

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