sábado, 8 de dezembro de 2007

CARTA PÚBLICA DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Após tomar conhecimento pela imprensa escrita e televisionada de fatos ocorridos no Colégio Estadual do Paraná, bem como, de outros documentos relativos às reivindicações de professores e alunos do CEP que foram trazidos à Plenária Departamental ocorrida em 28 de novembro de 2007, a unanimidade dos docentes presentes na Plenária manifestam publicamente sua compreensão de que os acontecimentos no CEP caracterizam um estado de crise na gestão político-pedagógica e administrativa da Instituição; que essa crise precisa ser superada para que o CEP como escola pública cumpra efetivamente a sua função social e oferecer ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade em um ambiente ético, democrático e respeitoso; que o CEP deve se caracterizar por um espaço onde se cultive o “pluralismo de idéias e concepções pedagógicas”, o “respeito à liberdade e apreço à tolerância”, a “valorização do profissional da educação escolar”, seja ele pedagogo, docente, técnico ou em quaisquer outras funções dentro do ambiente escolar e a “gestão democrática do ensino público”, tal como define a Lei 9394/96. Entendem ainda os signatários deste documento que o cumprimento dessas definições legais é incompatível com um ambiente onde a atual crise de gestão político-pedagógica e administrativa no CEP é materializada entre outros fatos pela violação de direitos ao trabalho e ao exercício da função educativa e didático-pedagógica, motivadas estritamente por perseguições político-ideológicas, caracterizando-se pelo afastamento arbitrário de professores de suas funções de docência em meio ao semestre letivo, demissão arbitrária de funcionários sem justa causa, além do inconcebível ato do emprego do aparato policial de repressão contra as manifestações políticas dos estudantes, na qual pelo menos um estudante adolescente foi algemado no interior do CEP e levado para Delegacia. Com base nestas informações e entendimento, os signatários apelam ao bom senso das autoridades para que se estabeleçam as condições reais com pessoas que que efetivamente possam garantir o diálogo visando a superação da crise de gestão político-pedagógica e administrativa no CEP e venha a se instalar um processo democrático no CEP, como uma escola pública voltada para a formação cidadã e ainda apelam pela democracia no CEP, onde orgulhosamente alguns de nós estudamos, onde um grande número de alunos da Graduação e Pós-graduação em História estudaram, e onde um grande número de alunos de Graduação em História realizam seus estágios de formação pedagógica. Curitiba, 28 de novembro de 2007.José Roberto Braga Portella (chefe do Departamento); Ana Paula Vosne Martins; Andréa Carla Doré; Antonio César de Almeida Santos; Aruanã Antonio do Passos; Carlos Alberto Medeiros Lima; Carlos Roberto Antunes dos Santos; Dennison de Oliveira; Fátima Regina Fernandes Frighetto; Judite Maria Barboza Trindade; Luiz Geraldo Santos da Silva; Marcella Lopes Guimarães; Maria Luiza Andreazza; Marionilde Dias Brepohl de Magalhães; Renan Frighetto; Renata Senna Garraffoni; Roseli Terezinha Boschilia; Sérgio Odilon Nadalin e a representante discente Camila Chueire Caldas.

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