sábado, 28 de março de 2009

Réquiem para a sala de História

Mais uma vez o Colégio Estadual do Paraná inova; aliás, a inovação vem ocorrendo frequentemente, é uma marca da atual direção não eleita. Primeiro a volta do velho livro de chamada, uma volta no tempo, aos idos de 1990. Depois o fim das planilhas eletrônicas e, finalmente, o livro ponto, este sim a novidade das novidades. O fordismo e o taylorismo ficariam orgulhosos dos mentores deste. E enquanto setores mais progressistas discutem o fim deste modelo, “nós” o implementamos...
Mas há ainda os bebedouros, logo depois a cantina, a rádio intervalo, o espaço de almoço para aqueles que dobram o turno – alunos, funcionários e professores -, o fim de algumas coordenações, e, finalmente o despejo de nossa sala de História.
Prontamente os apparatchik de plantão buscaram justificativas muito rápidas para defender tais “inovações”, e as falácias foram pronunciadas. Mas o fato é que a sala de História virou Mapoteca. Realmente os mapas são mais importantes do que a presença de professores; realmente os mapas precisam de um lugar especial, falam por si só, argumentam, discutem.
Tudo foi devidamente retirado da sala para não deixar memória, rastros de que um dia ali funcionou uma coordenação: a placa que identificava a sala talvez tenha sido a primeira a ser retirada. Aqui cabe uma lembrança: quando da invasão do Iraque por tropas norte americanas, a primeira ação foi justamente mudar nomes de ruas para a língua inglesa, mudando as placas...
Mas certamente a memória persistirá, porque toda tempestade não é para sempre, e a história ainda está por ser feita. Espera-se, apenas, que não inovem querendo que os mapas assinem ponto ou batam cartão.

Um comentário:

micael disse...

Olá, Sou aluno do 3ºano do curso de Geografia da UFPR,e estou realizando um trabalho sobre eleições de diretores e gestão democratica na escola,e havia escolhido o CEP para fazer entrevistas com alunos,professores e inclusive com a direção,isto porqeu,sou ex-aluno do CEP(meu ultimo ano foi 2006),e sei que é um dos unicos colégio que não tem eleição.Infelizmente protocolei um pedido no colégio,mas infelizmente não fui respondido,e aparentemente não poderei fazer a visita,portanto gostaria de saber se poderiam me passar informações de como esta hoje a situação do colégio,com relação a esse ponto,e outra coisa,gostaria de saber aonde esta o professor ederson(história),ele ainda da aula ai,ou também foi afastado?

Aguardo resposta!
grato

meu e-mail: micaspfc@hotmail.com