quarta-feira, 18 de março de 2009

Onde está o respeito na escola?

Onde está o respeito na escola?
18 de Março de 2009

A escola vive sérios problemas e entre eles está a falta de respeito envolvendo alunos e professores

fonte: Zero Hora (18.03.2009)
Jocelin Azambuja (*)

A redemocratização do país atingiu a escola, que, buscando práticas democráticas, não soube mais desenvolver os limites necessários em qualquer organização social. As regras são fundamentais, quer na família, quer na escola, e estas, quando não sabem dar limite e responsabilidades a seus alunos e filhos, acabam por se perder em seus próprios erros.

É importante que façamos uma reflexão sobre esta realidade. Professores, pais e estudantes devem se indagar sobre as razões que levam as escolas com propostas de maior rigor e disciplina a conseguir melhores resultados educacionais. É importante que governantes e sociedade analisem também sob este foco os dados do Enem e de outras avaliações educacionais.

Dois aspectos, além dos limites, podem ser positivos, a meu ver, para melhorar a escola: a valorização da participação da família, para estimular a integração dos pais à escola, participando das atividades das associações de pais, os CPMs/APMs, e da vida escolar de seus filhos em permanente debate, trocando ideias e buscando objetivos que tornem o dia-a-dia da escola melhor e a educação mais qualificada. Importante lembrar que a organização dos pais através dos CPMs/APMs tem chamado a atenção de pesquisadores em nosso Estado e no país. Outro aspecto é a volta do uso de uniforme. Entendo que o uniforme é fundamental para dar maior segurança e igualdade na escola. Na Argentina, no Uruguai, países do Mercosul, e nos países considerados desenvolvidos, usa-se uniforme, inclusive para professores, evitando com esta prática as competições, as diferenças entre os estudantes e auxiliando na segurança e disciplina no espaço escolar.

Precisamos repensar a instituição escolar, para que dê limites e responsabilidades, que receba investimentos materiais e técnicos, para que seja uma instituição em que o respeito ao aluno e dos alunos aos professores seja uma prática constante. Precisamos aliar a isto o ideal dos professores, o ideal de formar homens e mulheres para o futuro deste país, pais que participem do dia-a-dia da escola de seus filhos e governantes que entendam que a educação é a solução.

*Presidente do Conselho Sul-Americano de Comisiones e CPMs/APMs, advogado e autor do livro CPMs & APMs: Uma revolução comunitária. Na obra, Jocelin Azambuja faz um relato histórico da maior organização comunitária legalmente constituída, os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) e as Associações de Pais e Mestres (APMs), atualmente com mais de 80.000 entidades no Brasil. O autor ainda propõe reflexões sobre a participação dos pais na escola, a atuação dos professores, o processo de eleições de diretores em escolas públicas, as contribuições dos meios de comunicação e as interferências da política partidária na educação escolar e o futuro do Brasil.

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