terça-feira, 3 de março de 2009

Os absurdos continuam...

(Publicada no orkut - Comunidade do Colégio Estadual do Paraná)

Diretas Já
Carta aberta aos estudantes e a comunidade escolar do Colégio Estadual do Paraná
‘’Quem não luta por sua liberdade,não a merece’’
Herbert de Souza


Vimos por meio desta carta deixar o nosso profundo desagravo às medidas pedagógicas,tais quais a Escola vem tomando como exemplo, a questão de atrasos e freqüência escolar.Como todos sabem, atualmente o aluno que por alguma eventualidade tiver três atrasos no semestre é comunicado aos pais, e fica impedido de assistir à aula, tendo que assim ser ‘’liberado’’ para retornar a sua residência. Não queremos aqui defender o direito à chegada na segunda aula, mas sim ao livre acesso permanente à Escola, independentemente da quantidade de atrasos ou não.
Algumas pessoas dizem que o controle de atrasos é uma forma de combater o baixo rendimento escolar apresentado pelos alunos do CEP no ano passado, e uma forma de combater o aumento da reprovação por faltas. Porém o que tem sido usado é uma pedagogia militarista,que ao invés de usar do respeito e do diálogo reconhecendo o estudante como protagonista da escola onde estuda e incentivar o mesmo ao prazer da procura pelo conhecimento,usa de princípios como o respeito cego às leis impostas e à autoridade.Pasmem!Em pleno século XXI com tantos pensadores progressistas no meio da educação como Paulo Freire e Michel Focault, ainda temos práticas medievais em nossa escola.
A busca pelo conhecimento deve ser proposta como uma prática prazerosa e de um despertar para o pensamento crítico e ativo.Infelizmente em nosso colégio predomina a arrogância daqueles que são pagos para administrar nossa instituição de ensino de que,’’quem não está feliz com as leis da escola,que mude para outra’’. Ótimo argumento muito bem usado na ditadura militar em nosso país, ‘’Brasil ame-o ou deixe-o’’.
Usar de artifícios ridículos como impedir a entrada do aluno em sala porque ‘’é prerrogativa da Direção-Geral’’ é totalmente contrário à LDBEN que em suma nos diz: O ensino será ministrado nos princípios da igualdade de condições para o acesso a permanência na escola’’. Fazer que por 5 minutos de atraso o aluno perca 5 ou 6 aulas chega até ser anti-pedagógico, terrorista e irracional!A educação que nós queremos deve partir da construção coletiva, junto a comunidade escolar dos processos organizacionais e pedagógicos da escola,baseado na gestão democrática e participativa!E não de leis ridículas como proibir de jogar baralho na escola!Não queremos leis que nos proíbam de fazer aquilo ou isso, mas sim que nos incentivem a ter uma consciência cidadã e ativa! Não queremos aceitar passivamente o discurso de que ‘’devemos respeitar as leis’’, queremos sim é transformá-las, e construir um CEP realmente democrático.
Por isso ousamos dizer:
- Tolerância aos atrasos! Garantia do acordo firmado em 2008 entre GECEP e Direção-Geral,sendo 3 atrasos por mês,não por semestre como é imposto.
- Respeito à LDBEN no Título II Art. 3 parágrafo I, sobre igualdade de condições ao acesso e PERMANÊNCIA na escola.
- Eleições diretas para o cargo de direção auxiliar e geral,como respeito à gestão democrática do ensino.
- Respeito à Liberdade e à Tolerância,chega de inspetores tratando aluno como se fossem carcereiros. Escola não é cadeião, é lugar de transformação!
- Mudanças nos critérios pedagógico e avaliativo, como a volta das coordenações de disciplina, o fim do barateamento do ensino,incentivo a aulas de campo,unindo teoria e prática, e a volta de projetos como o sedução poética como modo de incentivo a pesquisas e trabalhos extra-classe.
Com isso ousamos dizer que não queremos que os estudantes sejam tratados como algo subjetivo e de forma autoritária,quem constrói a escola somos nós! A Escola é feita para nós, por isso não queremos aceitar ditames e leis impostas,queremos construir um novo CEP!
Saudações Estudantis!
Curitiba, 3 de Março de 2009
Colégio Estadual do Paraná

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