sábado, 8 de março de 2008

Ensino Fundamental no CEP

Argumentos consistentes contra o Ensino Fundamental no Colégio Estadual do Paraná

Desde o início dos anos 90 não existe Ensino Fundamental no CEP e a escola se especializou em trabalhar com o Ensino Médio, oferecendo uma educação de qualidade para pessoas de todos os bairros de Curitiba e da Região Metropolitana. Durante as quase duas últimas décadas houve um grande investimento público no sentido de equipar a escola com uma infra-estrutura voltada para essa modalidade de ensino: laboratórios de Física, Química e Biologia, entre outras coisas. Somente neste ano 160 jovens que participaram do teste seletivo deixarão de ter a oportunidade de usufruir destes laboratórios, que ficarão ociosos em vários horários, pois a grade curricular de 5ª a 8ª não tem estas matérias. Sabendo que os laboratórios do CEP são melhores do que os de muitas escolas particulares e que a maioria das escolas públicas não têm a infra-estrutura oferecida pelo CEP, perguntamos: é justa e racional esta decisão?
Com um número maior de séries oferecidas, menos pessoas poderão ter o direito de estudar no Colégio Estadual do Paraná, no Ensino Médio. Com o Ensino Médio de 3 anos era possível a entrada na escola de pelo menos 1500 novos alunos por ano. Aumentando mais quatro séries proporcionalmente ao número de alunos, esse número cai em mais ou menos 60%, ou seja, entrarão no CEP apenas 600 alunos de Ensino Médio por ano. São cerca de 1500 alunos por série. Três séries do Ensino Médio dá um total de 4500 alunos. Se o projeto da Madselva for aumentar as turmas de EF na mesma proporção de alunos do Ensino Médio serão 4 séries a mais. 4500 alunos divididos por 7 séries (de 5ª do EF ao 3º EM) vai dar um total de 643 alunos por série. E qual será o critério para o aluno entrar na 5ª série? Ele possui maturidade para prestar um teste seletivo? Ou será apenas morar no centro ou ter dinheiro para pagar transporte particular? É esta é a escola democrática de que a Profª Madselva tanto falava que, ao invés de democratizar o acesso, torna mais difícil a entrada de alunos das classes populares? Se o critério for análise curricular, boletim, não estarão mais uma vez sendo privilegiados os alunos que vêm das escolas particulares?
A procura pelo ensino de qualidade do Colégio Estadual do Paraná tem crescido a cada ano. São alunos que moram, na sua maioria, distantes do CEP oriundos das classes média e baixa. A grande maioria destes alunos não teria condições de ingressar no CEP desde a 5ª série em virtude da dificuldade de transporte. Só conseguem vir ao colégio no centro de Curitiba porque gozam de uma certa independência para poderem se deslocar sozinhos, utilizando o transporte coletivo. Os alunos de Ensino Fundamental precisariam de transporte particular, pago pelos pais. O Ensino Fundamental vai contemplar apenas os filhos daqueles que podem pagar transporte particular ou daqueles que moram no centro, no entorno do CEP. Ter Ensino Fundamental no Colégio Estadual do Paraná significa, portanto, elitizar a escola: quem não pode pagar transporte ou não mora no centro não pode ali estudar!
Existem várias escolas próximas ao CEP que oferecem Ensino Fundamental de qualidade, pela competência e empenho dos seus professores, pedagogos e funcionários. Nessas escolas, as suas turmas têm diminuído ano a ano por falta de alunos (Prof. Brandão, Tiradentes, Zacarias, Pietro Martinez).A oferta de vagas para 5ª a 8ª só vem agravar esta situação. Com o passar do tempo, estas escolas serão fechadas?
Em 2003 este assunto foi discutido em Assembléia de Professores que, com a exceção dos de Educação Física, todos votaram contra o Ensino Fundamental no Colégio Estadual do Paraná. A proposta dos professores de Educação Física de retorno do Ensino Fundamental se baseava no argumento de que nesta idade é melhor para se “formar atletas”. Do que o Brasil realmente precisa? De bons atletas que são usados depois para o governo fazer propaganda política, ou de bons médicos, advogados, engenheiros, professores, enfim, pessoas críticas e bem formadas para ajudar na construção de um país melhor? (O que não exclui a possibilidade de se tornarem bons atletas)
O número de alunos do Colégio Estadual do Paraná aprovados no vestibular da UFPR é muito grande e tem aumentado todos os anos. Isso graças ao trabalho de qualidade que a estrutura da escola, voltada para o Ensino Médio, permite fazer. Menos vagas para a entrada de novos alunos significa proporcionalmente menos vagas conquistadas na UFPR pelos alunos do CEP, principalmente para aqueles que não têm condições de pagar um bom cursinho. Adianta se criar cotas para alunos de escolas públicas, se não se oferecer a eles condições de permanecer, em igualdade de condições com aqueles que saem das escolas particulares?

Com base nestes argumentos pode-se concluir que o retorno do Ensino Fundamental significa uma volta no tempo, à época em que o Sr. Governador do Estado Roberto Requião e seus irmãos Secretários de Estado estudaram por lá. Significa o retorno para uma escola elitista onde apenas os filhos das elites econômicas paranaenses tinham o privilégio de estudar no Colégio Estadual do Paraná. Sem dúvidas, é um privilégio estudar no CEP, mas um privilégio que atualmente muitos, ainda que vindos de famílias menos favorecidas economicamente, podem alcançar. Se o teste seletivo era injusto, pelo menos o acesso dos alunos que entram na escola por meio dele é baseado num certo “mérito”. Acontece que a entrada de alunos de 5ª a 8ª série que moram no centro ou que podem pagar transporte particular vai possibilitar o acesso ao Colégio Estadual do Paraná baseado principalmente no mérito econômico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que é difícil para as autoridades competentes enxergar isso, ou existem outros interesses?
Se são interesses desconhecidos, será que visam a qualidade de ensino?
São perguntas que só tempo, e infelizmente poderá ser tarde, nos dirá.

Anônimo disse...

Reimplantar o Ensino Fundamental no Colégio Estadual do Paraná é retrógrado. Infelizmente o CEP está nas mãos de uma diretora alienada!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.