quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Só para relembrar

NOTA DE ESCLARECIMENTO PARA TODOS OS QUE TRABALHAM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ


À Direção Geral, Professores, Funcionários e Alunos do Colégio Estadual do Paraná:

Venho manifestar, por meio desta, minha indignação quando assisti hoje pela manhã à reprise do Programa da TV Educativa, canal 9, que foi ao ar no dia 22 de novembro, à noite. Neste programa, estavam presentes dois alunos do 4º ano do curso Técnico em Edificações, que afirmaram sentirem-se prejudicados por não estarem tendo aulas no período noturno. No exato momento em que eles estavam dando este depoimento na TV, eu estava aplicando uma avaliação exatamente no 4ºTE.
Esta turma, 4ºTE, é bastante faltosa. Normalmente em véspera de feriado, os alunos simplesmente faltam, sem qualquer justificativa. Prova disso foram as faltas coletivas que eles receberam nos dias 13 e 14 de novembro últimos, registradas no meu livro de chamada, à disposição na sala dos professores, para quem quiser comprovar. Nos dias 13 e 14 eu lecionei normalmente em todas as turmas, porque havia alunos, mas quando cheguei à sala do 4º TE, não havia aluno algum. Esperei durante uns vinte minutos dentro da sala e em seguida me dirigi à sala dos professores para comentar com a Cândida e com a inspetora de corredor a ausência dos alunos. Dei falta para todos e registrei conteúdo. Aliás, a prova que apliquei no dia 22 à noite era para ter sido aplicada no dia 13, um dos dias em que os alunos simplesmente não apareceram.
Quero reafirmar o meu descontentamento em relação à situação na qual fui colocada no depoimento dos alunos, ao afirmarem que não estavam tendo aulas e estavam sentindo-se prejudicados. Eu assim como todos os professores com os quais convivo diariamente neste estabelecimento de ensino estamos cumprindo as nossas obrigações, dando nossas aulas, ensinando os conteúdos programados, aplicando nossas avaliações normalmente. Alguns alunos do noturno estão se aproveitando das manifestações divulgadas na mídia para faltar às aulas e acusam os professores de não estarem dando aulas. Isto não está certo!
Agora, eu pergunto à Direção Geral, que justificativa legal estes dois alunos, cujos nomes não irei citar, alegarão para poderem ter o direito de fazer a segunda chamada da avaliação perdida no dia 22 de novembro?
A Direção Geral não poderia ter permitido que alunos do noturno faltassem às aulas para participarem de um programa de televisão.

Respeitosamente a todos os meus colegas de trabalho,

Professora Andréa G. Zelaquett
Língua Portuguesa e Literatura
Curitiba, 23 de novembro de 2007.

Nenhum comentário: