domingo, 21 de setembro de 2008

Carta recebida

(Cópia de carta enviada ao blog do ex-reitor por uma professora do CEP)

Prezado Reitor,


A maioria dos professores, funcionários, alunos e pais que fazem parte da comunidade escolar do Colégio Estadual do Paraná devem sentir confiança na competência do candidato a prefeito da cidade de Curitiba, Dr. Moreira, o qual sabe que, para estar em evidência num conceituado cargo público, inevitavelmente deve possuir qualidades essenciais e, a principal delas, é saber lidar com pessoas com respeito, com carinho, com noções comumente admitidas pelos homens, promovendo a paz e o contentamento da maioria dos cidadãos.
Desta maneira, afirmo que tais qualidades essenciais não são verificadas com a atual direção do renomado Colégio Estadual do Paraná, e por isso, apelamos para que o Reitor da UFPR, candidato a prefeito da cidade de Curitiba, solicite com urgência o retorno da atual diretora, professora Maria Madselva Ferreira Feiges, para a UFPR, pois lá é o lugar adequado para as suas teorias pedagógicas, para trabalhar na instituição na qual foi aprovada em concurso.
A situação que se apresenta atualmente no Colégio Estadual do Paraná é uma vergonha, marcada pela falta de idoneidade, prejudicando muitas pessoas sérias e competentes que trabalham ou que tiveram que deixar de executar suas funções naquela instituição, pois foram afastadas pela própria diretora, por expressarem o descontentamento e discordarem de muitos assuntos, opiniões e atitudes defendidos pela mesma. Elas foram processadas, perseguidas, dispensadas, muitas adoeceram (inclusive chegando ao óbito). A diretora, infringe, com a maior “naturalidade” o disposto na Constituição Brasileira, Art. 5 IX:
"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.", e ainda, "A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”.
Dr. Moreira, convido-lhe a fazer uma reflexão e uma visita ao Colégio Estadual do Paraná, para conversar com alunos, pais, professores, funcionários e verificar pessoalmente a tristeza, a indignação, a insatisfação das pessoas, além de observar o desrespeito, a desorganização, a indisciplina, a falta de comunicação, a troca constante de direções auxiliares e outros cargos, promovidos pela diretora. Infelizmente, a referida diretora, sem ética alguma, continua desvalorizando e humilhando professores, funcionários, pais e alunos, ameaçando todos sempre com processos, colocando alguns alunos contra o Grêmio do Colégio, contra professores, induzindo alguns pais a fazerem ocorrência sobre determinados professores (e utilizando-se disso em processos contra esses professores), incentivando colegas a processarem outros colegas. Também destacam-se as orientações sobre como devem ser feitas as avaliações e outros assuntos relevantes do Colégio que são constante e irresponsavelmente modificados, mostrando que até agora o CEP não possui uma uniformidade, um plano coerente de ação, portanto, o Projeto Político Pedagógico ainda não está sendo construído, ou melhor, não existe.
O Colégio Estadual do Paraná completou 161 anos, tendo inúmeras conquistas nas mais diversas áreas do conhecimento, mas será ressaltada uma das mais recentes (quando a professora Maria Madselva felizmente ainda não estava no Colégio). Em 2007 foi elaborado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) o Provão do Fantástico da Rede Globo, para alunos de 3ª série do Ensino Médio nas maiores capitais e em outras cidades, e o CEP foi o primeiro colocado na disciplina de Matemática e terceiro colocado geral. Alguns colegas professores comentam que não se deve ater aos saudosos tempos do CEP, mas não pode ser permitido de uma vez por todas, que a maldade, a vaidade, a censura, o desrespeito, a contradição, a arbitrariedade, a incompetência, e tantos outros adjetivos negativos, sejam evidentes em uma pessoa que exerce um cargo tão importante na sociedade curitibana, bem como no Paraná, pois o Colégio Estadual do Paraná, assim como a Universidade Federal do Paraná, são motivos de orgulho para os paranaenses. Os nossos jovens estudantes estão vivenciando essa triste realidade, percebendo a obstinação da diretora, a qual não está percebendo e nem aceitando seus erros. Muitas vezes as pessoas tentaram, sem resultados positivos, procurar um diálogo mais franco com ela, acolhendo-a, mostrando-se compreensivos, tendo cautela e falando sobre experiências que tiveram êxito. Mas em sua concepção única, tudo estava sem rumo no Colégio, e ela precisava administrar tudo, desconsiderando a experiência de tantas pessoas nesta comunidade escolar, alegando sempre na imprensa, que as pessoas que estão indignadas com a presença e postura dela, assim estão por serem profissionais relapsos e “mentirosos” que não aceitam cobranças. Por isso, foi mencionado brevemente que o histórico do Colégio mostra realmente a dedicação e comprometimento com o ensino / aprendizagem nesta instituição.
As perguntas, Dr. Moreira, para as quais precisamos de resposta, referem-se às medidas urgentes que o senhor pode sugerir e/ou talvez intervir para reverter todo esse caos instalado no CEP, explicando qual a contribuição e sugestão que o Senhor poderá repassar para aproximadamente cinco mil alunos, mais de trezentos professores e funcionários e o restante da comunidade do CEP, não esquecendo que a sociedade curitibana que acompanha esses funestos acontecimentos aguardam uma solução, e se vier por parte do senhor, será bastante favorável neste período, já que os professores em massa apoiaram o atual governador do Estado, quando ele foi para o segundo turno na última eleição. Um dos seus lemas de campanha é FAZER O QUE PRECISA SER FEITO, portanto esse impasse no CEP é uma oportunidade importantíssima para que o senhor mostre o seu compromisso com a educação pública no nosso estado.

Atenciosamente,

Professora

Nenhum comentário: