domingo, 21 de setembro de 2008

Carta da apoio à chapa 1 - APP Sindicato

Caros Professores e Funcionários da Educação do Estado do Paraná,

Somos professores e ex-professores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) e estamos apoiando a Chapa 1, que concorre à reeleição na APP Sindicato, pelas seguintes razões:

1) Trata-se de um grupo que faz política sindical séria, propõe-se a renovar a direção em dois terços, mas mantém pessoas bastante experientes na sua direção. Sabemos que o governo indica para a mesa de negociação seus representantes mais experientes e precisamos nos lembrar de que ainda temos mais dois longos anos de governo Requião pela frente. Esta gestão conseguiu grandes conquistas como o plano de cargos e salários dos funcionários, o plano de carreira dos professores, o PDE, etc. Ainda está muito longe do ideal, mas reconhecemos a importância destas conquistas, depois que passamos pelo processo de sucateamento da educação pública paranaense, durante o governo anterior. Temos acompanhado, pela imprensa, os acontecimentos envolvendo o governo Requião e, sinceramente, tememos o que ainda vem pela frente, por isso preferimos, na direção do nosso sindicato, negociadores que tenham bom senso e coerência.

2) Na chapa 2 (Curitiba – Norte), estão alguns professores do Colégio Estadual do Paraná que, apesar da experiência em militância, foram responsáveis, no ano passado, (através de seu posicionamento público e de documentos escritos que constam nos processos administrativos contra colegas de trabalho) por colaborar para que a diretora do CEP processasse e afastasse professores que defendiam as relações de democracia na instituição. Atualmente alguns destes componentes da chapa 2 (Curitiba – Norte) também fazem críticas à direção do CEP, se dizem vítimas do autoritarismo e alegam ter se enganado no julgamento anterior, em relação às propostas da Diretora Geral. Como confiar em pessoas que não avaliaram um histórico de realizações pedagógicas da escola? Se não conseguiram enxergar aquilo que estava tão claro para a maioria dos professores, funcionários e estudantes do Colégio Estadual do Paraná, serão eles capazes de avaliar adequadamente as políticas públicas do Estado do Paraná para a educação? Que posições tomarão se tiverem que enfrentar um confronto com o governo do ESTADO? Eles se submeterão e se colocarão contra os seus companheiros de trabalho assim como fizeram no caso específico do Colégio Estadual do Paraná? Se não conseguiram ver aquilo que era evidente para a maioria dos professores, funcionários e estudantes do CEP, serão agora capazes de enxergar e discernir os problemas relacionados às políticas públicas do nosso estado para a educação e nos representar com coerência e responsabilidade como diretores do nosso sindicato?

3) A chapa 3, embora tenha integrantes bastante idôneos, que conhecemos e nos quais confiamos, conseguiu montar chapas apenas em poucos núcleos do Estado.

4) Em relação ao caso do Colégio Estadual do Paraná, a atual Direção da APP que concorre pela chapa 1, soube, num primeiro momento, manter uma certa “neutralidade”, para que pudessem melhor avaliar a situação. Compreendendo o que se passava na escola, posicionaram-se na defesa da democracia e contra o autoritarismo que, infelizmente, ainda impera no Colégio Estadual do Paraná.

Precisamos avaliar o contexto com muito cuidado. Da direção do nosso sindicato dependerão muitas conquistas, realizações ou retrocessos nos próximos anos!
Curitiba, 20 de setembro de 2008

Assinam:
Camila M. Pasqual - Professora de Língua Portuguesa e Literatura há 18 anos na rede pública - trabalhou 11 anos no CEP, mas foi dispensada em janeiro 2007 - Doutoranda em Literatura Brasileira pela UFSC. (Responde a processo administrativo).

Cleusa Maria Fuckner – Professora de História há 25 anos na Rede Pública Estadual - há 7 anos no CEP– Doutoranda em Educação pela UFPR.
( Responde a processo administrativo)

Denilson Schena – Professor de História há 12 anos na Rede Pública Estadual - no CEP desde 1996 – Mestre em Educação pela UFPR.
(Responde a processo administrativo)

Edilene Aparecida Laureano – Professora de Química há 10 anos na rede pública de Ensino - no CEP desde 2003. Especialista em Biologia Vegetal- Bioquímica. (Responde a processo administrativo)

Dulce Lopes- Professora de Português e especialista em Inglês Britânico pelo British Council. No CEP desde 2004. (Responde a processo administrativo)

Elena Shizuno – Professora de História da rede há 14 anos - 9 anos no CEP. Doutoranda em História pela UFPR ( Respondia a processo administrativo, solicitou exoneração em maio de 2008).

Leisa Moreira Melhoretto – Professora de Geografia da rede pública e particular desde 1995 - no CEP desde 2001. Especialista na área de desenvolvimento ambiental e autora de material didático de Ensino Médio e Fundamental. (Responde a processo administrativo)

Maria Luíza Moreira da Rocha Diniz Lacerda (Profª Malu) - Professora de Língua Portuguesa e Literatura há 35 anos, ex-diretora-auxiliar do Colégio Estadual do Paraná, de dezembro/2003 a fevereiro/2007 – no CEP de 1998 a fevereiro 2008. (Responde a processo administrativo - afastada, antes da conclusão do processo, de forma arbitrária, sob a alegação de que a “sua presença no Colégio Estadual do Paraná continua a trazer transtornos para o bom andamento das atividades daquela unidade escolar”).

Wanderley José Deina – Professor de Filosofia da rede há 11 anos, ex-diretor auxiliar do Colégio Estadual do Paraná, professor substituto de Sociologia da Educação na UFPR – no CEP de 1999 a agosto 2007 - Mestre e Doutorando em Filosofia da Educação pela USP. (Responde a processo administrativo, afastado em agosto 2007).

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